6 de dezembro de 2012

Expedição Interoceânica completa missão


Depois de percorrerem mais de oito mil quilômetros a partir do Oceano Atlântico até o Pacífico, a II Expedição Interoceânica concluiu sua rota que levou um balão promocional divulgando o Brasil até o Peru. A 2° Expedição saiu de Santos (SP) no dia 15 e novembro, passou por diversas cidades brasileiras e peruanas, e retornou ao Brasil no domingo (02), tendo sua última parada em Rio Branco, no Acre. A expedição despejou um galão de água do Atlântico no Pacífico, simbolizando a ligação entre os dois oceanos.

O balão promocional levou a campanha criada pela Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo) de divulgação do país: “O mundo se encontra no Brasil, venha celebrar a vida”. No total, foram 18 dias de evento onde o balão seguiu a programação que foi dividida em duas partes. A primeira, no Brasil, de 15 a 22 de novembro passou pelas seguintes locais: Santos, São Paulo, Araçatuba, Campo Grande, Coxim, Rondonópolis, Chapada dos Guimarães, Cuiabá, Cáceres, Vilhena, Cacoal, Ji-Paraná, Ouro Preto D`Oeste, Ariquemes, Porto Velho e Rio Branco.

A segunda etapa da programação, do dia 23 de novembro até o dia 02 de dezembro, passou pelos seguintes locais: Rio Branco, no Acre, seguindo para as cidades peruanas de Arequipa, Matarani, Colca, Cusco, Vale Sagrado, Machu Picchu e Puerto Maldonado. O encerramento foi em Rio Branco. Desta forma, a expedição percorreu a Rota Turística Internacional Pantanal – Amazônia – Andes – Pacífico, produto turístico integrado entre os estados do Mato Grosso, Rondônia e Acre e articulado em níveis nacionais com Embratur e Promperu, órgão de promoção do Peru, SEBRAE dos três estados e representantes do turismo.

A expedição teve como objetivo promover a integração dos países envolvidos, mostrando sua viabilidade logística e turística, cruzando de leste a oeste o continente sul-americano, com destaque para os percursos da BR-364, BR-317 e Carretera Interoceánica – estrada recentemente concluída que interliga o Brasil ao Peru.


A 2° Expedição Interoceânica teve a realização do Grupo Star – Honda e do Governo do Estado do Acre, com organização e operação turística da EME Amazônia, apoio institucional da prefeitura de Santos e dos governos dos estados do Mato Grosso e Rondônia, do governo do Peru e apoios promocionais da Mastter Motos, Programa Amazônia S/A, Via Verde Shopping, Recol Veículos e Embratur.

Breve histórico no Peru

Os aventureiros deixaram Rio Branco no dia 23 de novembro, depois de um desfile pela cidade e seguiram para Puerto Maldonado. De lá foram para Puno, onde Jorge Bayona, embaixador do Peru no Brasil, falou sobre a proposta de se realizar a III Expedição Interoceânica saindo do Peru. A Secretária de Turismo e Lazer do estado do Acre, Ilmara Lima, falou às autoridades peruanas que a ação contou com o apoio da Presidente Dilma e da Embratur, a fim de consolidar a unificação dos estados da Amazônia Legal, na rota Pantanal-Amazonia-Andes-Pacífico, e também é uma oportunidade de colocar Puno nas “prateleiras” das operadoras nacionais na feira de turismo da ABAV (Associação Brasileira de Agencias de Viagens), no ano que vem, já que o turismo de Puno é muito similar ao presente no estado do Acre, que é o turismo vivencial rural, onde o visitante pode ter a oportunidade de viver a realidade dos nativos.

Também em Puno, o presidente do Governo Regional de Puno, Maurício Rodriguez, deu as boas vindas ao grupo, e demonstrou satisfação em receber um grupo tão grande vindo pela Carretera Interoceânica. “Prova de que num futuro próximo, as exportações de produtos como cimento e peixes nobres como a Truta, serão frequentes, consolidando não só o turismo, mas também a relação comercial entre os dois países, disse.

A Expedição deixou a cidade de Puno no dia 25 de novembro em direção à Arequipa, cidade considerada Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade pela Unesco. Foi em Porto Matarani que as águas do Oceano Atlântico foram despejadas no Oceano Pacífico. simbolizando a união entre Brasil e Peru. A equipe também passou pelo Vale de Colca, o segundo cânion mais profundo do mundo, segundo os peruanos.

No dia 29 de novembro, os expedicionários chegaram a Cusco e foram recebidos por um grupo de dança no Centro Cultural Koricancha, na Plaza de Armas. No dia 01, voltaram a Puerto Maldonado e, no dia seguinte, retornaram a Rio Branco encerrando a segunda edição do evento. Cassiano Marques, empresário do setor turístico e um dos organizadores, anunciou a III edição da Expedição Interoceânica que visitará também a Colômbia e o Equador, além do Peru, Amazonas, Mato Grosso e Rondônia.

Para saber detalhes de como foi a 2° Expedição Interoceânica, acesse o link abaixo:

expedicaointeroceanica.blogspot.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário