30 de maio de 2013

DESAFIOS URBANOS DE CUIABÁ E VÁRZEA GRANDE

Foto Parque Mãe Bonifácia, em na Cidade de Cuiabá, Prédios ao Fundo


JUACY DA SILVA

Dentro de seis anos Cuiabá, a outrora “cidade verde”, estará festejando seus 300 anos, quando deverá ter uma população total estimada de 630 mil habitantes, dos quais 622 estarão vivendo na área urbana e apenas oito mil na zona rural. Juntamente com Várzea Grande, a capital integra o Aglomerado urbano, praticamente apenas uma única cidade, tendo o Rio Cuiabá como elemento para separar o território dos dois municípios.

Por decisão política, através da Lei Complementar estadual 359, de 28 de Maio de 2009, (há exatos quatro anos) foi criada a Região Metropolitana do Vale do Rio Cuiabá, incluindo, além de Cuiabá e Várzea Grande os municípios de Nossa Senhora do Livramento e Santo Antonio do Leverger. Em consequência foi tornado abolida a vigência da Lei Complementar 83, de 18 de maio de 2001, que havia criado o Aglomerado Urbano Cuiabá/Várzea Grande.

Tanto Cuiabá quanto Várzea Grande experimentaram um crescimento populacional, principalmente urbano, acelerado a partir de 1970 até final da década de 90, passando a declinar este rítmo a partir de 2000, com tendência a estabilizar este crescimento populacional em 2030, seguindo a mesma tendência verificada e estimada para o crescimento demográfico brasileiro.

Entre 1970 e 1980 o crescimento da popuação urbana de Cuiabá foi de 173,8% e entre 1980 e 1991 aumentou em 99,8%%, tendo passado de 198 mil habitantes para 396 mil habitantes. Esta ‘explosão” urbana é reduzida drasticamente entre 1991 e 2000 quando o crescimento foi de apenas 20,4% e de 23,5% entre 2000 e 2010.

Em relação `a Várzea Grande, o crescimento da população urbana seguiu um rítmo mais acelerado. Em 1970 a populacão urbana era de 13,5 mil habitantes, em 1980 passou para 72 mil (uma verdadeira explosão demográfica, na ordem de 433%), atingiu 157,4 mil em 1991; passou para 211,3 mil em 2000 chegando a 251,6 mil no ultimo censo (2010), estimando-se que atinja 310 mil habitantes em2020.

Em 2020 os índices de urbanização atingirão 98,7% em Cuiabá e 98,9% em Várrzea Grande. Quanto aos dois outros municípios da Região Metropolitana (Santo Antônio do Leverger e Nossa Senhora do Livramento) tanto o peso da população total quanto da urbana não seguem o mesmo rítimo de Cuiabá e de Várzea Grande.

Desta forma, os grandes desafios urbanos que tanto Cuiabá quanto Várzea Grande enfrentam e enfrentarão nas próximas décadas são bastante semelhantes e a solução dos mesmos só poderá ser encontrada através da criação de mecanismos de definição e implementação de políticas públicas articuladas e realizadas concomitante e isto só pode ser atingido através da implantação efetiva da Região Metropolitana do Vale do Rio Cuiabá, incluindo a recuperação e despoluição do Rio Cuiabá, antes que o mesmo tenha o mesmo destino do Rio Tietê, transformando-se no maior esgoto a céu aberto do Centro-Oeste brasileiro e contribuindo para a degradação do Pantanal.

A origem, perpetuação e agravamento dos problemas urbanos de Cuiabá e Várzea Grande decorrem de alguns fatores como: a) crescimento demográfico acelerado ; b) forma do uso e ocupação do solo urbano onde se destacam o processo caótico, desordenado e irregular, através de invasões, grilos e também de loteamentos clandestinos e em desrespeito `as normas urbanisticas e legislação em vigor em cada época; c)ausência de planejamento com visão de médio e longo prazo; d) falta de investimentos públicos em setores vitais e fundamentais ao desenvolvimento urbano tais como abastecimento deágua, saneamento básico, infra-estrutura viária, pavaimentação, transporte público, iluminação pública, coleta e destinação de resíduos sólidos, habitação e geral e habitação popular; e)especulação imobiliária, com a manutenção de grandes vazios urbanos, fruto da localização de projetos hbitacionais públicos construidos em áreas distantes do centro e sem qualquer infra-estrutura, impondo aos moradores a necessidade de pressão para que os poderes públicos atendam tais demandas.

Outro desafio atual que se originou da forma desordenada como ocorreu a expansão urbana em Cuiabá e Várzea Grande é a degradação ambiental, com a ocupação de áreas verdes, reservas legais de loteamentos, áreas de preservação e de proteção ambientais, transformação de dezenas de córregos em esgoto a céu aberto, tudo isto ante o olhar passivo, omissão dos poderes públios e de autoridades que deveriam exercer o poder de polícia dos cargos ocupados. Enfim, essas formas ilegais e desorganizadas de expansão urbana muitas vezes eram estimuladas de forma eleitoreira por políticos ávidos pela caça de votos e pela manipulação dos anseios e necessidades de uma população pobre e marginalizada.

Finalmente, outro fator que agrava ainda mais tais problemas é a descontinuidade das ações de governo e a falta de articulação entre as ações do Governo Federal, Estadual e municipais, onde o governo local é quem menos detém o poder de decisão em relação `as políticas públicas.

Acredito que esses desafios/problemas deveriam ser melhor discutidos durante a 5a. CONFERÊNCIA NACIONAL DE CUIABA, a realizar-se nesta semana em Cuiabá.

JUACY DA SILVA, professor universitário, mestre em sociologia,colaborador/articulista de Hipernoticias. Emailprofessor.juacy@yahoo.com.br Blog www.professorjuacy.blogspot.com Twitter@profjuacy


Turistas estrangeiros são convidados a voltar para a Copa


MTUR
Assessoria Sedtur/MT

Os turistas estrangeiros que chegarem ao Brasil terão em seus cartões de entrada e saída a mensagem “See you at the 2014 World Cup” (Te vejo na Copa de 2014). A mensagem é uma iniciativa do Ministério do Turismo em parceria com a Polícia Federal (PF). O cartão pode ser baixado no site da PF e impresso pelo viajante em seu país de origem. Também foi produzido um cartão de entrada para a Jornada Mundial da Juventude, que traz o logotipo do evento católico no formulário. 

O coordenador-geral de Polícia de Imigração da PF, Luiz Dórea, explica que os cartões serão utilizados até o período da Copa do Mundo de 2014. Após a Copa, os cartões terão a marca das Olimpíadas de 2016. “É uma forma de interagir com as ações do Ministério do Turismo e promovermos o país com os grandes eventos que aqui serão realizados”, disse Dórea. 

Nos 30 dias da Copa do Mundo de 2014, o país deverá receber 600 mil turistas internacionais. A Jornada Mundial da Juventude deve trazer ao Brasil jovens católicos de pelo menos 190 países, reunindo cerca de 2,5 milhões de turistas brasileiros e do exterior.



Festival de praia é tema de reunião na Sedtur




ANA KARLA COSTA
Assessoria Sedtur/MT

Festival de Praia foi tema da reunião do secretário de Estado de Desenvolvimento do Turismo (Sedtur), Jairo Pradela, com o deputado estadual Baiano Filho e a prefeita de Pontal do Araguaia, Divina Maria Oda.

Durante o encontro, o secretário discutiu a estratégia para divulgar o Circuito de Praia do Araguaia e o apoio do governo do Estado aos municípios que realizam o evento. 

O deputado Baiano Filho ressaltou a importância da Sedtur em ajudar os municípios, em especial Pontal do Araguaia, a realizar o tradicional circuito que é conhecido como o festival de praia.

"O festival é um dos principais atrativos turísticos da Região Araguaia e precisamos ajudar as prefeituras na realização do evento que acontece todos os anos”, destavou o parlamentar. 

Pradela lembrou que desde 2011 a Sedtur, em parceria com as prefeituras, Sebrae e Unemat vem desenvolvendo um trabalho para formatar o Circuito de Praia do Araguaia e com isso consolidá-lo definitivamente como um dos principais atrativos turísticos no segmento de sol e praia do país.

“O governo do Estado, por meio da Sedtur, apóia os festivais de praia da Região Araguaia e, além disso, estamos fazendo um trabalho de divulgação do turismo de sol e praia de Mato Grosso em vários países do mundo”, finalizou o secretário de Turismo.


REVISTA VIRTUAL PESCARTE - BOLETIM Nº 6 MAIO - JUNHO


Super 20 seções com assuntos relacionados aos vários aspectos da universo da pesca recreativa. São matérias inéditas ou reproduções clinicamente pesquisadas na Internet para que o amante da pesca possa aumentar os seus conhecimentos, rir, pensar, fazer novos amigos, etc. No Editorial mostramos visualmente a morte de um rio pela irrigação desenfreada. Todos os nºs anteriores da revista permanecem no ar, formando uma imensa enciclopédia de pesca, com buscador interno acoplado 
> Capa:http://www.pescarte.com.br/revista.asp 
> Sumário: http://www.pescarte.com.br/resu13/res110.asp 
> Arquivos: http://www.pescarte.com.br/restrito/revista/arquivos/arquMENU_001.asp
> Assinaturas 2013: http://www.pescarte.com.br/restrito/admin/cadastro.asp 
> RUBINHO NO PROGRAMA DE FÁTIMA BERNARDES
> A entrevista vai focar principalmente o PROJETO DOUTORES DAS ÁGUAS, aquele em que os médicos sobem a bordo do Barco Hotel Kalua para prestar socorro aos ribeirinhos da Amazônia. Certamente que outros aspectos da pesca recreativa brasileira serão apresentados. Imperdível! 
> Dia 05 de junho, quarta feira pela manhã, na TV GLOBO
> Conheça a página da entrevistadora - http://tvg.globo.com/programas/encontro-com-fatima-bernardes/ 
> SLIDE SHOW - BALBINA É SEMPRE PEIXE
> Fotos saindo do forno (maio de 2013), com Leo Cury mostrando a piscosidade do Lago de Balbina (AM). Tucunarés de bom tamanho em fotos espetaculares, somando paisagens e peixes. 
> Chegue junto - http://www.pescarte.com.br/janela.htm 
> PENSAMENTOS SOBRE PESCA - ENVIE A SUA FRASE
> "Acho que chegou a hora de seguir para uma aventura porque no momento estou pensando em pescarias 21 horas por dia, exatamente nas horas que estou acordado. E quando eu fecho os olhos para dormir, continuo pensando em pescarias." - Rex Hunt 
> Dê vazão ao poeta-pescador dentro de você e envie a sua frase para o Pescarte!!
> Aqui: http://www.pescarte.com.br/citacao/cit01.htm 
> INVESTIGAÇÃO DO BIMESTRE

> O QUE VOCÊ PENSA SOBRE A 7ª CONFERÊNCIA MUNDIAL DE PESCA RECREATIVA AQUI NO BRASIL?
> Em 2014 o Brasil será, pela primeira vez, sede desse mega evento. Queremos ouvir a opinião dos pescadores esportivos brasileiros a respeito das atividades programadas? Entre e dê as suas opiniões.
> ENQUETE - http://www.pescarte.com.br/pag_enquete.htm 
> PESQUISA - http://www.pescarte.com.br/pag_pesquisa.htm 
> CARTÕES POSTAIS DO PESCARTE - LEMBRAR OS AMIGOS SEMPRE
> São três categorias de imagens (Natureza, Emoção e Peixes), com 6 super fotos para você ilustrar o postal que vai enviar aos amigos. O sistema é mais do que seguro, gerando uma página html junto ao destinatário do cartão e sem propagandas. Atualizado com novas fotos. Experimente e envie quantos cartões quiser.
> Envie postais - http://www.pescarte.com.br/restrito/postal/index.asp 
> CONHEÇA A PIADA DO MÊS E RECONTE NAS SUAS PESCARIAS
> Dois moleques resolveram sacanear um dos pescadores mais mentirosos de sua cidade. Aproveitaram enquanto ele cochilava ao lado de sua vara com a isca lançada no rio, amarraram um tatu no anzol e jogaram o bicho dentro d' água:
> — Seu Zé, acorda, tem peixe na linha!
> O velho pescador puxou a isca com o tatu fisgado, sem demonstrar a menor surpresa. Então os garotos disseram:
> — Tá vendo só, Seu Zé? Depois o pessoal diz que o senhor é mentiroso. Nós somos testemunhas de que o senhor pescou um tatu!
> O mentiroso não pensou duas vezes e respondeu:
> — Isso não é nada. Esse aí já é o quinto, só hoje!
> PESCARTE
> Arte e ciência em pesca recreativa
> http://www.pescarte.com.br/ 
> REPASSE ESTE BOLETIM AOS AMIGOS. Obrigado!

MANIFESTAÇÕES POPULARES E HERANÇA CULTURAL DE MATO GROSSO -


MATO GROSSO É O BERÇO NACIONAL DAS CULTURAS POPULARES 

 A apropriação das manifestações culturais, saberes e fazeres de um povo daí podemos apresentar abaixo toda herança cultural, do artesanato, danças, festas religiosas e tradicionais do Estado de Mato Grosso, somando e  acrescentando equipamentos e serviços turísticos, origina - se diversos produtos turísticos culturais.

VEJAM ALGUMAS FOTOS

ARTE INDÍGENA
ARTE INDÍGENA

ARTE INDÍGENA

ARTES POPULARES

CERÂMICA

CERÂMICA

ARTE INDÍGENA

PERSONAGEM DA CAVALHADA

CAVALHADA


FESTA DA ILUMINAÇÃO


FESTA DA ILUMINAÇÃO




DANÇA DOS MASCARADOS


FESTA DA ILUMINAÇÃO


FESTA DA ILUMINAÇÃO

FESTA DA ILUMINAÇÃO - MASCARADOS DE POCONÉ

CURURUEIROS

CURURUEIROS EM FESTA DE SANTO

CURURUEIROS EM FESTA DE SANTO 

FESTA DE SANTO

CURURUEIROS EM FESTA DE SANTO

FESTA DE SANTO

DANÇA DO SIRIRI - QUILOMBOLAS DE MATA CAVALO

DANÇA DOS MASCARADOS DE POCONÉ - PANTANAL

DANÇA DOS MASCARADOS DE POCONÉ - PANTANAL

CAVALHADA DE POCONÉ - PANTANAL

CAVALHADA DE POCONÉ - PANTANAL

CAVALHADA DE POCONÉ - PANTANAL

CAVALHADA DE POCONÉ - PANTANAL



RAINHA E REI DA CAVALHADA DE POCONÉ - PANTANAL

CAVALHADA DE POCONÉ - PANTANAL

CAVALHADA DE POCONÉ - PANTANAL

CAVALHADA DE POCONÉ - PANTANAL

CAVALHADA DE POCONÉ - PANTANAL
REDES DE LIMPO GRANDE

MULHERES TOCANDO O MOCHO, HOMENS COM VIOLA DE COCHO E GANZÁ

MULHERES TOCANDO O MOCHO, HOMENS COM VIOLA DE COCHO E GANZÁ


VIOLA DE COCHO

VIOLA DE COCHO

TURISMO RURAL








CAMINHADA NA NATUREZA DE PORTO DOS GAÚCHOS - MATO GROSSO

NESTE FINAL DE SEMANA DIA 05 DE JUNHO DE 2013


29 de maio de 2013

BOLETIM – Missão Olímpica de 2013




Caros atletas populares

Delegação definida, confirmada e de malas quase prontas!

A temperatura na Europa começa a esquentar, as flores estão se abrindo, os dias ficando maiores que as noites e tudo isso só para bem receber nosso grupo, que cresceu, e a programação acompanhou a maioria... Agora, além do dia extra em Milão, vamos dar uma esticadinha até a Alsácia onde ficaremos até o final de semana.

A ANDA BRASIL tem muitas histórias vividas nessa linda região francesa, cercada pelo Rio Reno, de um lado, e pelas Montanhas do Vosges, do outro. Se não bastasse a exuberância de suas paisagens, as tradições milenares de sua agricultura familiar e tradicional produção de vinhos e queijos, criamos relações de cooperação bilateral e amizades verdadeiras. Só vivendo para entender e sentir!

A Alsácia é a menor região da França; tem um clima subcontinental com invernos frios e secos e verões quentes. A cidade de Colmar tem um microclima ensolarado: é a segunda cidade mais seca da França, com uma precipitação anual de somente 550 mm, tornando-a ideal para o vinho da Alsácia (vin d'Alsace).

A Alsácia foi durante séculos objeto de disputas e guerras entre a Alemanha e a França; foi anexada pela França sob o reinado de Louis XIV; e reunificada à Alemanha após a Guerra Franco-Prussiana, ficando até o final da Primeira Guerra Mundial, quando a Alemanha a cedeu de volta à França no Tratado de Versalhes. Após a Primeira Guerra Mundial, os habitantes, que tinham vindo de outras partes da Alemanha, foram expulsos e a região foi anexada novamente pela Alemanha durante a Segunda Guerra Mundial (a região, diferente da situação do resto da França, foi ocupada pela Alemanha). Com isso, os alsacianos foram obrigados a se alistar nas forças armadas alemãs, como qualquer cidadão alemão. A região trocou de mãos novamente em 1944, voltando ao domínio francês...

A Alsácia tem um PIB de 44,3 bilhões de Euros, 3% do PIB francês, sendo a segunda região mais rica da França, com a Île-de-France (Paris) em primeiro lugar. A população alsaciana era de 1,7 milhões de habitantes e tem crescido regularmente ao longo dos anos, com uma densidade de 210 hab/km². A Alsácia é a terceira região mais densamente povoada na França. 

A cozinha alsaciana, fortemente influenciada pela tradição culinária alemã, caracteriza-se pelo uso do porco em vários pratos, tais como baeckeoffe, tartes flambées, choucroute, fleischnacka e a carpe frite.

Região vinícola por excelência, seus vinhos são principalmente brancos. A Alsácia produz alguns dos mais notáveis Rieslings secos do mundo, e é a única região da França a dar o nome da cepagem ao vinho. O Schnapps também é produzido na Alsácia. Vocês já provaram? Os que não bebem (ainda...), fiquem tranquilos que a região também é conhecida por seus sucos de fruta e suas águas minerais.

O símbolo da Alsácia é a cegonha, pássaro que, segundo as histórias contadas às crianças, trazia os bebês às famílias. Quase extinta na região há vinte anos, ela foi reintroduzida e começa a repovoar os telhados das igrejas. 

Na Alsacia, temos ainda o Parque do Vosges, Jean Marie, Christine, Klinkert, ADT, FFSP, Martin Hett, Charles, Kurt, Phelipe, Isabelle, Daniel, o Club Vosgien a FFSP...
Enfim... Muitas boas lembranças... 







Todos vão adorar!
FALTAM 23 DIAS....
Abraços
Violento
Presidente da ANDA BRASIL




CINTURR – Conferência Intercontinental de Turismo Rural


Participe do CINTURR!

A ABRATURR NACIONAL - Associação Brasileira de Turismo Rural, entidade de classe representativa do segmento do turismo rural brasileiro, tem a grata satisfação de apresentar a realização do CINTURR – Conferência Intercontinental de Turismo Rural, que acontecerá no período de 16 a 19 de Setembro de 2013, no ANEXO II DA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO ESTADO DO CEARÁ - AUDITÓRIO JOÃO FREDERICO FERREIRA GOMES na cidade de Fortaleza, capital do Estado do Ceará/Brasil.

Aguardamos por sua participação neste evento que conta com o apoio de importantes Associações Globais do setor.